Hoje quando se fala em tecnologia na educação, logo associamos o computador e a internet. Mas a tecnologia envolve muito mais que isso. Envolve o uso da televisão, DVD e, porque não, o retroprojetor.
Vejo atualmente o uso destas ferramentas, muitas vezes de forma equivocada. Vou exemplificar: quando o filme é utilizado como meio de aprendizado e for exigido de nosso aluno apenas o “resumo”, tenho a certeza de que o objetivo, a mensagem do filme ficará mascarada, ou seja, deturpada. Devemos construir um objetivo claro, normalmente baseado em questionamentos a respeito do objetivo ao qual pretendemos que o aluno construa o aprendizado.
Se hoje o aluno gosta de ver filmes porque o professor vai apenas cobrar o resumo, certamente, não encara a atividade como parte do aprendizado, ou seja, parte integrante da aula. O aluno com certeza irá encarar este momento como aquele em que o professor não quer “dar aula”.
Se o professor não associar o momento do filme com um conteúdo, o objetivo não será alcançado. Esta associação está ligada diretamente aos questionamentos sobre o filme. Em outras palavras, passar um filme sem uma sequência de perguntas não surtirá o menor efeito para o aprendizado. Será apenas um momento “light” para o aluno,
Outro ponto importante é considerar o exagero no uso das tecnologias. Pequenos filmes introdutórios a um tema são muito bem vindos. Mas filme de longa duração acaba levando a uma saturação do tema, muitas vezes leva ao desinteresse do aluno pelo assunto.
Para finalizar um momento que considero de real importância durante a o uso de uma tecnologia é o conhecimento técnico do professor que irá utilizá-la. Esclarecendo: o professor deve ao menos saber como o DVD, a televisão e o computador funcionam para utilizar a ferramenta. Como vou cobrar do meu aluno o uso da tecnologia se eu, enquanto professor, não souber usá-la. Se em qualquer momento demonstrar insegurança na explicação do assunto de minha matéria, o aluno também ficará inseguro e certamente o aprendizado não acontecerá.
Um comentário:
Oi, Samuca...
Sabe que tenho no meu curso na UFSM uma disciplina Vídeo, rádio e mídia impressa que revela a importância de aliar esses instrumentos a internet e da pra fazer coisas muito legais, como montar um vídeo com material pesquisado na internet ( e não copiado e colado, hehehhe)e disponibilizar para avaliação dos próprios colegas... é uma das alternativas... porque para a gurizada o que não falta é criatividade, basta que nós profes tenhamos de fato um objetivo ao usar o computer, né.... não apenas para recortar,, copiar e colar como você bem frisa em seu texto.
Parabéns pelas belas escritas, gosto muito de ler o que escreve...
Grande abraço. Adri....
Obs.: divulguei seu blog para duas colegas de estudo da UFSM que são aqui de Sta Cruz (Georgia, do NTE e Roseli Ferraz do Ernesto)
Postar um comentário