2 de fev. de 2009

BICENTENÁRIO DE DARWIN


Comemoramos em 2009 os 200 anos de Charles Darwin, nascido em 12 de fevereiro de 1809, e os 150 anos da publicação do livro marco na história da evolução: A Origem das Espécies (1859).

Nada mais justo do que homenagear este cientista que se destacou pelo seu poder dedutivo sobre a seleção natural e outras tantas contribuições ao saber científico. Isto numa época onde a genética, o gene e o cromossomo não eram conhecidos. As conclusões eram originadas basicamente pela observação e comparação. Obviamente muito ficou sem explicação, mas esta é a máxima da ciência, quanto mais resposta se encontra, mais dúvidas são geradas.

Para comprovar como foram importantes as suas idéias, até hoje existem polêmicas sobre elas, mesmo com toda a tecnologia disponível atualmente. Sinal que seus pensamentos e conclusões foram muito profundos. Esta é uma das razões de minha admiração por este Naturalista.

A outra razão de admiração é que um cientista deveria entender de todas as ciências da época e sem dúvida teria que ser um autodidata. Darwin inclusive estudou teologia, realmente uma pessoa especial. Se olharmos, mesmo que rapidamente a sua biografia, veremos que embora de familia rica, enfrentou vários problemas desde conflitos pessoais com suas conclusões até problemas de saúde. Este sem dúvida devemos chamar de MESTRE.

Ao lado, em "Sites Interessantes" existe um link para o site especialmente montado em comemoração aos 200 anos de Darwin. Abaixo programas da Série Darwin produzida pelo canal Globo News.

Nenhum comentário: