Abaixo publico uma sugestão para projeto que visa a manutenção da sala de aula como ambiente saudável. São apenas idéias que obrigatóriamente deverão ser ajustadas à realidade de cada escola. Se utilizar ou adaptar estas sujestões não esqueça de citar o idealizador.
OBJETIVO GERAL
Fazer o aluno sentir-se como parte integrante do meio ambiente e não um mero espectador.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1) Fazer o aluno preservar o ambiente escolar.
2) Buscar o comprometimento do aluno com as atividades sociais.
3) Reduzir o índice de depredações ao patrimônio escolar.
4) Criar o senso de preservação do meio ambiente como um todo estendendo para fora do âmbito escolar.
JUSTIFICATIVA
Considerando o alto índice de patrimônio depredado (classes, paredes, cadeiras, etc.) faz-se necessária uma atitude de reeducação do aluno quanto ao cuidado do patrimônio escolar que na realidade é o seu próprio patrimônio.
O que nota-se hoje é o sentimento generalizado do aluno de que a escola é apenas um momento temporário de sua vida, uma etapa “obrigatória” fazendo com que o aluno não se sinta proprietário do espaço escolar. Este pensamento nos leva a falta de comprometimento com a manutenção deste patrimônio.
Na tentativa de minimizar as incidências de depredação já foram feitos apelos, campanhas, sensibilizações através da direção e professores. O efeito verificado foi temporário, durando poucos dias.
A depredação mais comum é o hábito de escrever em classes. É uma atitude muitas vezes automática, que só poderá ser minimizada ou erradicada através de um projeto mais abrangente.
A única forma do aluno, ou qualquer pessoa, preocupar-se com a manutenção do meio ambiente em que vive é sentir-se parte integrante deste meio e não um mero espectador.
Uma parte importante deste processo de educação ou reeducação ambiental é que ela aconteça também para todas as pessoas envolvidas com a escola: pais, professores, funcionários e direção.
MATERIAIS E MÉTODOS
O projeto será efetivado seguindo etapas, inspirado no programa 5S. Serão feitas cinco etapas distintas com questionamentos a serem trabalhados pelos alunos e professores.
As etapas são, a saber:
=> SENSO DE UTILIZAÇÃO
=> SENSO DE ORDENAÇÃO
=> SENSO DE LIMPEZA
=> SENSO DE SAÚDE
=> SENSO DE AUTODISPLINA
Os questionamentos e estratégias, para cada etapa, serão:
· UTILIZAÇÃO
o Tenho todos os materiais de que necessito?
o Estou utilizando meu material escolar de maneira correta?
o Uso folhas de rascunho?
o Punição para o descumprimento da regra.
· ORDENAÇÃO
o Sei onde encontrar minhas coisas?
o Ocupo o meu lugar correto?
o Trago meu material nas aulas?
o Respeito o que é dos outros?
· LIMPEZA
o Coloco o meu lixo na lixeira?
o Quando chego à sala minha classe está limpa? E meu lugar também está limpo?
o Quando saio da sala, o meu lugar e minha classe continuam limpos?
o O meu colega utiliza a lixeira?
· SAÚDE
o Como está a minha higiene pessoal?
o Minha sala é arejada?
o Minha sala é iluminada?
o Existe poluição no meu ambiente escolar (ar, sonora, visual, etc.).
· AUTODISCIPLINA
o Mantenho a higiene?
o Mantenho a limpeza?
o Respeito o meu ambiente e meus colegas?
o Eu cuido e você não vai cuidar?
Para o desenvolvimento do projeto, serão adotados grupos e reuniões de acordo com a organização abaixo:
Coordenação Geral: Direção, Supervisão e professor orientador.
Formação de comissões por turma:
#Professor conselheiro;
#Representante e vice da turma;
#Três fiscais.
Reunião com comissões para tratar estratégias e avaliar os resultados;
Freqüência inicialmente mensal;
Delegar tarefas;
Análise de resultados pela comissão.
Duração do projeto constante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário