27 de jan. de 2010

PERFEITO SÓ DEUS (E OLHE LÁ)

Diariamente somos instigados, intimados e cobrados pela perfeição em tudo que fazemos. Procuramos a perfeição. O amigo perfeito, a casa perfeita, a mulher perfeita, o homem perfeito, o carro perfeito. Mas o que é a perfeição.

Defino como: É tudo o que almejamos, mas no intimo sabemos que nunca iremos alcançar. Ou, na melhor das hipóteses, quando alcançamos percebemos que não era tão perfeito assim.

Abordo este tema, porque nós professores, somos constantemente cobrados por uma perfeição que não possuímos. Os alunos cobram, os pais cobram, os superiores cobram e até os colegas cobram esta perfeição.

Quando cometemos um erro, tão comum nos humanos (será que não somos humanos?) logo é visto como o maior dos pecados e somos literalmente crucificados.

Gostaria de lembrar que em qualquer profissão existem bons e maus profissionais. Obviamente que estou me referindo à maioria que são os bons professores. Também queria dizer que as pessoas que nos cobram esta tal perfeição, também são imperfeitas. Provavelmente já cometeram muitas falhas, só que não houve a divulgação destes momentos. Eu conheço pessoas que sempre estão procurando os erros e defeitos dos outros com uma única razão, esconder os seus próprio.

Quando um colega comete um erro, já é noticiado como um absurdo inaceitável. Todos nós erramos, atire a primeira pedra....

O que temos que avaliar é a gravidade e a reincidência ou não deste erro.

Também existe o outro lado da moeda, aquele professor que leva uma vida regrada e que cumpre com os seus deveres, quando der uma escorregadela será, com certeza, “descomungado” de seu ambiente de trabalho. Como se os colegas fossem perfeitos. Muitas vezes por ter este tipo de procedimento o professor é discriminado no seu ambiente de trabalho. Conheço pessoas que são verdadeiramente odiadas por que ajudam os outros.

Não posso conceber que algumas pessoas prejudiquem outras por inveja de seu modo de ser. È inaceitável que profissionais incompetentes queiram suplantar os competentes e diferenciados. Este tipo de pessoa está caindo no precipício da incompetência e quer levar os competentes junto.

Para encerrar este breve artigo, acredito que o mais importante de tudo, quando erramos, é que consigamos aprender com este erro, e com toda a certeza procurar ao máximo não repeti-lo aceitando somente as criticas construtivas.

2 comentários:

Evandro disse...

Clicando pra lá e pra cá e tentando fazer o meu melhor é que me deparei com essa mensagem incrível, d+... me fez refletir o quanto busco, mas que sabemos que a perfeição mora longe, mas em muitas coisa a gente chega beirando a danada... me fez lembrar de uma colega que não olha na cara da outra por causa de uma escolha de turma, isso sim me entristece, eu até me afasto dessas pessoas com medo de que fiquem magoadas comigo, pois eu gosto e me dar bem com tudo mundo, assim, a vida é muito mais bela. valeu amigão Samuel, vc é um amigo virtual que me ajuda muito.

Anônimo disse...

Professor, a realidade é que poucos olham para dentro de si e conhecem a si mesmos. Na maioria das vezes, quando não buscam a verdade dos fatos, acabam por pintar nos outros o seu próprio retrato. Felicidades!
Abraço. Adilson

Aproveito para compartilhar uma mensagem que vem de encontro ao assunto em questão:

PROCURE CONHECER A VERDADE

Todos os homens nesse mundo, podem na vida vencer
É preciso primeiro, procurar se conhecer
Usar sempre a consciência, em tudo que for fazer
Das situações difíceis, tirar lições para viver

Todos nós fomos concebidos, espiritualmente perfeitos
Depois é que adquirimos, todos os nossos defeitos
Deus criou o homem, para ser Sua Imagem e Semelhança
Deu todos os bons sentimentos: Fé, Amor e Esperança

Em todas as situações da vida, podemos fazer o bem
Só não procura fazer, quem consciência não tem
Com fé e nossas grandezas, chegamos a Deus no além
Tendo fé, amor e humildade, e ajudar sem olhar a quem

Todos nós somos Seus filhos, mesmo estando desviados
Temos força suficiente, para redimirmos do pecado
Quando nos arrependemos, por Ele estamos perdoados
Como um ser puro e divino, somos considerados

A maior glória de um homem, é vencer os seus defeitos
A vitória maior, é vencer a si primeiro
Não vencer fazendo guerra, vencer dando bom exemplo
Sem palavra e arma mortífera, na batalha do silêncio
...

Iapeam Ohlif - Espírito de Luz
Psicografada Pelo Médium Rui Souza
Fonte digital: www.aconscienciadivina.org.br