Vivemos em uma era em que a comunicação ocorre à velocidade de Bits, onde o que ocorre do outro lado do planeta chega ao nosso conhecimento em segundos.Estou falando exclusivamente de comunicação A grande dificuldade na escola está relacionada com o conflito de comunicação. É por isso que Miliada Gonçalves diz “Deve ficar claro que o paradigma da comunicação não depende, exclusivamente, do meio em que esta se dá, mas sim do uso que se faz dos meios. O que se faz com a fala, o livro, o giz, a televisão, o rádio, o computador é que define qual é o paradigma da comunicação que está em jogo”
A partir do momento em que nós professores conseguimos nos comunicar de maneira eficiente com nosso aluno, e ele consiga entender a mensagem, estaremos cumprindo com um de nossos deveres, o de informar, pois sem informação não há formação, ou seja, educação.
Com a crescente demanda do uso da internet para pesquisas, pois é notório que as escolas estão cada vez mais preparadas para o mundo tecnológico e, se assim não o fizerem estarão sujeitas ao fracasso, se faz necessário um uso racional e consciente desta ferramenta de grande importância para a educação, que é a WEB.
Tenho percebido em atividades escolares no laboratório de informática, que o nosso aluno, na maioria das vezes, utiliza a internet para pesquisa de maneira equivocada, muitas vezes efetuando cópias “colando” e “copiando” os assuntos sem nem sequer ler. Frequentemente encontro alunos que não sabem nem pesquisar utilizando os “buscadores”. Mas em termos de “comunicadores” (orkut, MSN) são especialistas. Prova que não utilizam a tecnologia a seu dispor de maneira eficiente. O que fazer para, pelo menos, minimizar estes problemas?
Uma das maneiras das quais os professores podem resolver de forma eficiente o problema das pesquisas na WEB é o uso dos WebQuests(WQ).
O WQ é uma atividade orientada baseada na aprendizagem cooperativa (grupo). Foi idealizada em 1995 pelo Professor Bernard Dodge. Está dividida em etapas que devem ser seguidas na sequência: Introdução, Tarefa, Processo, Recursos, Avaliação e Conclusão.
Uma vez escolhido o tema, cabe ao professor decidir qual a ferramenta que vai utilizar para organizar a atividade. Pode ser um editor de texto conectado em rede, um blog, um site ou até uma rede de compartilhamento, Orkut, MSN, Ning (onde você cria a sua própria rede social), etc. É lógico que o professor deve dominar o uso da ferramenta que escolher.
O próximo passo é seguir a sequencia do WQ. A introdução contém um breve histórico motivacional para a pesquisa.
A tarefa exibe o que realmente os alunos, deverão fazer, ou seja o que irão pesquisar sobre o assunto. Deve ser expresso de maneira bem clara, para não deixar dúvidas, pois em todas etapas o aluno é que busca as informações.
Quanto ao processo, deve constar a maneira como o trabalho será desenvolvido e como será a divulgação dos resultados (apresentação, postagem em blogs, etc).
No item recursos, deve ser informado ao aluno como ele fará a pesquisa( internet, livros, revistas, jornais) e em alguns casos até sugestões de bibliografia ou sites.
Na avaliação devem aparecer também de maneira clara, como o aluno será avaliado, qual o peso da atividade, etc.
Finalmente na conclusão, o aluno deve ser motivado a opinar sobre a atividade sugerindo criticas para melhorar a atividade, sem esquecer de parabenizá-lo pelo sucesso da atividade.
Um modelo de WQ elaborado por mim pode ser acessado no endereço: www.profecortezorganelas.blogspot.com. Utilizei-o para o estudo do citoplasma com os alunos do primeiro ano. Já estou fazendo algumas alterações para tornar a atividade mais produtiva.
Com toda a certeza, muitas maneiras diferentes podem ser usadas para montar uma webquest, com a prática, melhorando maneiras de realizar o processo, pode-se evitar o vicio de copia-cola, muito utilizado atualmente, ao mesmo tempo em que a aula torna-se mais atraente, tanto para o aluno quanto para o professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário