31 de jul. de 2009

O VIRUS INFLUENZA A E A ESCOLA


A medida de contenção da propagação da Gripe “A” nas escolas (e deixem os suínos fora deste assunto), embora não possua efeito biológico eficiente, porque os alunos continuam agrupando-se em festas, bares, etc., tem uma eficiência psicológica enorme.

Por ser o inverno um período propício à propagação dos vírus de gripe, certamente uma gripe comum seria motivo de pânico entre professores e alunos. Levaria a evasão de alunos e licenças de professores, ou seja, a escola funcionaria “a meia boca”. Por isso creio que a decisão foi acertada.

Pessoalmente preferiria, em decorrência do nosso clima, que o recesso de julho fosse normalmente maior, diminuindo os dias do verão (desculpem aí os “praianos”).

É claro que qualquer medida de segurança causa transtornos. Pergunte a um motoqueiro se é bom usar capacete. Por isso o grande transtorno será em relação aos alunos do terceiro ano (ENEM, vestibular), mas garanto que este problema pode ser contornado com eficiência basta se ter vontade (alunos e professores). Lembro que, as provas do Enem estão marcadas para 3 e 4 de outubro (qual o motivo?) e nenhuma escola aqui do Sul, estará com o ano letivo fechado, com ou sem aumento do recesso. Deve ser repensada a data, já que o ENEM tem a função de substituir o vestibular.

Considerando também a evolução biológica do vírus, já comentei aqui mesmo neste espaço, quando este surto de gripe passar, o vírus irá continuar com menos força, mas nós sairemos mais fortes, biologicamente e psicologicamente.

Um comentário:

Deisi disse...

Parabéns!
Teu Blog é muito bacana!
Abração,
Deisi Maricato