Atualmente muitos professores utilizam a internet como ferramenta auxiliar na educação. No meu pensamento esta é a principal característica da tecnologia de informação na escola.
Hoje, mais do que nunca, os alunos das escolas e das universidades estão muito mais dependentes da internet para o desenvolvimento de seus cursos. Cursos de graduação e pós graduação no sistema de ensino a distância (EAD), estão cada vez mais acessíveis. Eu mesmo estou cursando um neste momento. Professores utilizam a ferramenta, “internet” para desenvolver trabalhos e pesquisas de maneira interativa, ampliando a sala de aula para qualquer ambiente digital. Significa, positivamente, que as horas disponíveis para o estudo, com auxilio do professor, foram ampliadas significativamente. Mas se esta nova forma de aprendizado, que em nenhum momento dispensa o professor, muito pelo contrário, faz dele um “tutor”, não for utilizada de forma correta, de nada adiantará esta revolução no aprendizado.
Se nós, professores, utilizarmos esta ferramenta de maneira equivocada, certamente à contribuição para o desenvolvimento de nossos alunos será negativa. Quando digo isto, estou me referindo ao modo como vejo a utilização, principalmente da internet, na sala de aula. Se estimularmos nosso aluno a copiar e colar, com certeza não estamos contribuindo com nada, apenas utilizamos outro meio, que não o livro, para a cópia.
Se hoje reclamamos que nossos alunos “descaradamente” copiam texto, foi porque em algum momento, nós permitimos e aceitamos tal cópia. Eu mesmo já aceitei em outros tempos.
Uma das formas que podem ser utilizadas de maneira efetiva são os Webquests, baseados nas respostas de perguntas. Mas mesmo aí encontro dificuldades, pois a “gurizada” vai direto ao “Yahoo respostas”, colocando a pergunta inteira. Então comecei a utilizar perguntas de forma indireta do tipo: “será que plantas carnívoras comem carne?”. Estimulando uma pesquisa mais detalhada.
O que pretendo com este artigo é inicialmente abrir os olhos daqueles que não utilizam ou utilizam de forma equivocada esta preciosa ferramenta que é a internet. Finalmente, já que não sou o dono da verdade e nem quero ser, pretendo estimular colegas a contribuir com o tema, porque não podemos mais negar que a internet faz parte da educação, seja ela do ensino básico ou superior.
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