4 de jul. de 2009

PROJETO DOCENTE DIGITAL

Este projeto é apenas uma sugestão para os colegas que desejam incentivar outros colegas para o uso das ferramentas digitais.

INTRODUÇÃO

Já está comprovado o uso cada vez com maior frequência da informática nas escolas do País. O próprio governo federal, estadual e municipal fomenta a disseminação da prática digital através de programas como o Proinfo, Midias na Educação, Proinfantil, entre outros. Obviamente que nossa escola não poderia ficar alheia e a esta ferramenta, a informática, para o ensino. Com este pensamento e através de sucessivas abordagens sobre o tema com os colegas, decidimos formatar um curso sobre o uso do computador e suas ferramentas.

OBJETIVO GERAL

Fazer com que professor que ainda não possui contato mais íntimo com a ferramenta informática conheça-a, utilize-a e a avalie da melhor maneira para o ensino.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- Fazer com que o professor utilize o computador, de maneira produtiva usando ferramentas como pesquisas na internet, blogs, WebQuests, Power Point e planilhas;

2- Aprimorar as técnicas daquele que já conhece estas ferramentas;

3- Fazer com que o professor tenha condições de interagir digitalmente com o aluno de igual para igual.

JUSTIFICATIVA

Com o crescente uso de multimídia, de internet, de apresentações com slides nas escolas, e observando o raro uso do laboratório de nossa escola, pois normalmente são os mesmos professores que o utilizam de maneira proveitosa, se faz necessária a capacitação daqueles interessados para que utilizem ferramentas como blogs, webquest, apresentações e planilhas.

Obviamente existem aqueles que apresentam resistência ao uso de tais ferramentas. Essa resistência ocorre normalmente pela falta de conhecimento do funcionamento da ferramenta e da sua real utilidade.

Muitas vezes são levados a crer, por reportagens tendenciosas, de que a informática, o celular, o computador, enfim as tecnologias em geral são o “mal do século”. Os argumentos antitecnológicos não são de hoje. Há pouco tempo atrás o “grito antitecnológico” estava direcionado às calculadoras. É possível hoje não utilizá-las?

Com este pensamento surgiu à idéia de se montar um mini curso, envolvendo os professores de nossa escola, com a intenção de pelo menos “quebrar” tabus referentes ao uso de tecnologias.

EFETIVAÇÃO


Parte-se do principio que os colegas já tenham conhecimento do uso do computador e possuam pelo menos uma conta de email. Caso existam colegas que não preencham os requisitos farão parte de um grupo com módulos diferenciados.

O programa será assim composto (sugestão):

· 1º Encontro, levantamento sobre qual o conhecimento dos colegas quanto ao uso das ferramentas e posterior agrupamento por conhecimento.

· Demais encontros com o seguinte cronograma:

Pesquisas “booleanas” e uso do bloco de notas;

Segurança de informação na WEB;

Montagem e apresentação de Slides;

Montagem e publicação de um Blog;

Uso de Planilhas;

Montagem de WebQuests;

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